O Projeto Cozinha Escola surgiu visando a sustentabilidade a partir do conceito do não desperdício, do aproveitamento integral dos alimentos e da alimentação saudável. O projeto atende às instituições cadastradas no Projeto Banco de Alimentos e é um espaço dedicado ao ensino e treinamento de técnicas culinárias, nutrição e habilidades relacionadas à preparação de alimentos.
Ademais, o Cozinha Escola é uma iniciativa de educação alimentar em comunidades, escolas ou instituições, onde são realizadas atividades práticas e educativas para promover a alimentação saudável e sensibilizar sobre questões relacionadas à nutrição, desperdício de alimentos, sustentabilidade e na capacitação das pessoas para que tenham habilidades nos preparos de refeições nutritivas.
É um espaço de aprendizado e prática culinária, onde as pessoas aprendem sobre nutrição, técnicas de preparação de alimentos e hábitos alimentares saudáveis, empreendedorismo, Educação Ambiental e destinação adequada dos resíduos domésticos, planejamento de vida, ética e cidadania.
Com o slogan “Educar para Alimentar”, o Cozinha Escola promove junto às comunidades, instituições filantrópicas e associações da Região Metropolitana de Belém, o curso “Cidadania no Prato”, ministrado por uma equipe formada por nutricionista, pedagogos, assistentes sociais e gastrônoma. Com duração de quatro dias e carga horária de 20h00, as turmas recebem ao final o certificado de participação.
Além disso, existem a formação para manipuladores de alimentos e as oficinas de doces e geleias, pães, panetones, bombons de chocolate, biscoitos e alimentos saudáveis e nutritivos.
O projeto Cozinha Escola foi vencedor do Prêmio “Inova Servidor” do Governo do Estado, na categoria Serviços, no ano de 2025.