Pular para o conteúdo principal

Sobre o projeto "Banco de Alimentos" da CEASA-PA

O Banco de Alimentos da Ceasa/PA é um projeto social que tem como principal missão combater a fome e promover a segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para isso, o programa atua por meio da arrecadação e distribuição de alimentos que, embora não possuam valor comercial por motivos como aparência ou excesso de estoque, ainda conservam suas propriedades nutritivas e estão próprios para o consumo humano.

 

Esses alimentos são doados por permissionários da Ceasa, parceiros e agricultores, sendo destinados a instituições que atendem públicos como crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, moradores de comunidades carentes e de áreas com altos índices de violência e baixo acesso à educação.

 

Além do impacto direto na alimentação de milhares de pessoas, o Banco de Alimentos  também possui um importante compromisso ambiental. Ao reaproveitar produtos que seriam descartados, o projeto reduz significativamente a quantidade de resíduos orgânicos que iriam para o lixo, contribuindo para a sustentabilidade e para a diminuição dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado. O projeto também atua em um viés social importante ao minimizar problemas gerados pelo descarte irregular de alimentos, como a exposição de catadores a condições insalubres na tentativa de aproveitar esses resíduos.

 

Outro diferencial do Banco de Alimentos da Ceasa/PA é sua atuação contínua e planejada. Em vez de realizar ações pontuais e isoladas, o projeto organiza um sistema de rodízio entre as comunidades beneficiadas, garantindo um atendimento constante e mais abrangente. Essa abordagem permite ampliar o alcance das ações e fortalece o compromisso com a segurança alimentar, promovendo melhorias concretas na qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade.

 

O projeto Banco de Alimentos da Ceasa foi vencedor do Prêmio “Inova Servidor” do Governo do Estado, na categoria Serviços, no ano de 2023.